CrossFit: Esporte ou Religião?

O grupo dos aficionados por CrossFit, treinamento de força e condicionamento físico que caiu nas graças dos amantes de esporte pesado, está ganhando status de comunidade espiritual. Pelo menos para os pesquisadores da Harvard Divinity School que encontraram semelhanças entre as relações desenvolvidas no ambiente das academias de CrossFit e as que ocorrem em templos religiosos.

Em reportagem do jornal The New York Times, a franquia de ginástica fundada em 2000, é comparada a uma igreja, porque, como ocorre com grupos religiosos, o fortalecimento de laços de amizade, companheirismo e a noção de pertencimento a um grupo coeso de cooperação são consequências visíveis entre os adeptos.

Família, boas risadas, amor e comunidade. Estas palavras – usadas por um dos praticantes para definir CrossFit – foram selecionadas para entrar no estudo “How We Gather”, (Como nos reunimos, em tradução livre do inglês), da Harvard Divinity School. O objetivo da pesquisa é definir religiosidade nos Estados Unidos, ampliando o foco para além de igrejas e templos como lugares de surgimento destas comunidades de status espiritual.

As mesmas qualificações usadas pelo praticante de CrossFit podiam estar no discurso de um religioso, ou de um participante de uma torcida, ou de grupos de fãs de Star Wars, por exemplo. Definir o que é religiosidade é surpreendentemente difícil porque não há máximas que se apliquem a todas as religiões, diz o texto do NYT.

E o que é religião pra você? Algo que te faz sentir bem, que deixa sua alma leve e o corpo em sintonia? Então, esses são alguns dos benefícios do CrossFit. Com a rotina de todos cada vez mais agitada e sem tempo, aquela hora que você separa para treinar, aonde encontra amigos e pessoas dispostas a ouvir como foi o seu dia, que te incentivam a encontrar a melhor parte de você mesmo, com certeza vale muito e vai muito além de um simples treino. E se analisarmos nesta perspectiva, então os estudiosos de Harvard, tem de razão. Afinal de contas, independente de crenças, Deus esta em todos os lugares. Sobretudo, naqueles em que há pessoas do bem, que querem o bem e que propagam o amor. Vem pra box! Vem pra CrossFit Brusque!

Fonte: Revista Exame